Skip to content

Recomendação de Leitura: O Monge e o Executivo

maio 26, 2010

O Monge e o Executivo de James C. Hunter é um ótimo livro sobre a liderança. Através de uma breve história sobre a vida de um executivo e seus estudos com um sábio monge, é ensinado como um bom líder deve se portar em relação ao seu papel. Algumas citações de liderança fogem do mundo coorporativo, como o ambiente de um oficial do exército, o que ajuda a quebrar a falácia do “melhor ser temido do que ser amado” e “o líder não deve servir, apenas ser servido”. Toda essa narrativa leva o leitor a aprender o essencial da liderança sem ter que utilizar da linguagem didática, tornando a leitura atrativa para quem não é familiarizado com o tema.


O autor deixa claro que a imagem de um líder ideal deve ser entendida, até mesmo, para aqueles que não assumem essa posição, afinal, assim como as ações do subordinado são avaliadas, o líder também deve ser avaliado. Outro ponto importante: o líder não se limita a aquela pessoa que assume um cargo político e, também, não é apenas o profissional que dá ordens em seu trabalho, o líder é a pessoa que chefia sua família, grupo de estudos, igreja, clube, associações.. Pode ser o síndico do prédio ou o professor, estão em toda a parte.

O tema, aparentemente voltado para a administração, não foge da economia, visto que economias promissoras são drasticamente prejudicadas por maus líderes. No mercado acionário, por exemplo, os investidores utilizam a governança da empresa como critério de atratividade de sua ação, ou a atuação do presidente como cálculo do risco do país. Exemplos não faltam, na verdade, o que falta é a aplicação das dicas dadas no livro. É o bom e simples que não é feito.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: