Skip to content

Recomendação de Leitura: Internacionalismo Pop

abril 20, 2010

Internacionalismo Pop de Paul Krugman, Nobel de Economia em 2008, é considerado por mim um dos melhores livros do autor. O motivo do meu apresso, que me faz recomendar essa e não qualquer uma das outras famosas publicações de Krugman, está nas críticas que abrem os olhos para um grave problema do debate econômico: argumentos baseados em senso comum.

Constituído por uma reunião de diversos ensaios, o Internacionalismo Pop, aborda especificamente os debates econômicos sobre comercio internacional, e evidencia como a competição externa é constantemente apontada como a causa dos problemas econômicos dos países. O que, na maiorias dos casos abordados, corresponde a uma minúscula parcela das causas.

O livro cita diversas opiniões econômicas proferidas por figuras importantes(até mesmo autoridades) que baseiam seus argumentos no senso comum sobre o “vilão externo”, ou seja, sem o respaldo de dados ou teorias concisas para fundamentar tais afirmações. Através dessa crítica, que é uma aula de princípios econômicos, o Internacionalismo Pop demonstra como tal postura distorce os fatos e acaba por prejudicar o entendimento da dinâmica econômica.

Recomendo também, a resenha do Paul Singer. Disponível aqui. É, sem dúvida, uma ótima crítica da obra.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: