Skip to content

Falta de combustível ou falta de controle?

fevereiro 19, 2010

Confira o que o blog Miriam Leitão revela sobre a Petrobrás e a recente compra de gasolina da Venezuela: 

 

 

O Brasil voltou a importar gasolina após 30 anos, porque não tem uma política de combustíveis, segundo o especialista em energia, Adriano Pires. De acordo com ele, o governo tem de criar mecanismos que incentivem a formação de estoques para que o país não fique sem o combustível. Como o Globo mostrou hoje, por causa do consumo maior, a Petrobras anunciou que comprou uma carga de dois milhões de barris da Venezuela – suficiente para cerca de cinco dias, por aproximadamente US$ 140 milhões.

– Algumas perguntas ficam no ar: Por que importou o combustível, não tinha estoque? Estava com medo de que faltasse gasolina nos postos? É para ajudar a Venezuela? Como o Brasil não tem uma política nem preços relativos entre os combustíveis, fica sempre essa ciclotomia: uma hora é GNV, depois álcool e outra hora, gasolina. Não há garantias para o produtor nem para o consumidor – diz Pires.

Segundo ele, as políticas desenvolvidas para o setor são de curto prazo, feitas “à luz dos acontecimentos”.

– Não tem começo, meio e fim. Agora, por exemplo, houve a redução da Cide (tributo que incide sobre os combustíveis) para tentar conter os preços. A Petrobras controla tudo, falta uma política de combustível – defende o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Somando a redução da alíquota ao fato de que a gasolina da Venezuela é mais barata, porque o preço no mercado internacional está mais competitivo, o valor do combustível não pode subir, de acordo com o especialista.

– Não tem sentido, deveria até diminuir, porque estão importando um produto mais barato.

A demanda de gasolina deve continuar forte, considerando-se que em fevereiro foi reduzido o percentual do álcool adicionado ao combustível de 25% para 20%. O governo resolveu tomar essa medida para forçar uma redução nos preços do etanol.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: