Skip to content

Comportamento dos preços da gasolina no mercado brasileiro

dezembro 1, 2009

Após a postagem na semana passada, contendo uma resenha sobre as táticas de preços no setor de transporte, fiz um convite para os colegas do curso de economia, oferecendo o espaço do Visão Econômica para publicar as resenhas deles, ampliando assim, a divulgação do conteúdo sobre a concorrência. Para a minha alegria, a maioria gostou da idéia e respondeu atenciosamente, portanto, disponibilizarei as resenhas em uma sequência de posts. Segue um dos trabalhos, acompanhado dos comentários dos estudantes:

Artigo resenhado: Análise do Comportamento Estratégico em Preços no Mercado de Gasolina Brasileiro: modelando volatilidade – Silvinha Pinto Vasconcelos e Cláudio R. F. Vasconcelos, professores do mestrado em Economia Aplicada da UFJF. Clique aqui para ver o artigo completo disponível no portal da ANPEC.

Resenhado por: Edineres Caldeira dos Santos e Gustavo Martins Rocha.

Comentário: Edineres afirma que a concorrência entre os postos de gasolina é popularmente associada ao cartel porque os clientes tem dificuldade para visualizar a variação de preço entre os produtos ofertados, portanto, é importante identificar um meio confiável para avaliação se é ou não um cartel. Gustavo completa afirmando que a prática é corriqueira, portanto, o trabalho traz uma grande contribuição para o mundo econômico ao demonstrar um meio de identificação de cartéis.

Clique aqui para ler a resenha completa.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: