Skip to content

Sobre Ações, Parte 1 – Começando a Desbravar a Selva Financeira –

agosto 3, 2009

Acumulando riquezasNo mercado de capitais, parte da composição do mercado financeiro, é realizada a alocação dos recursos disponíveis dos poupadores para os projetos privados que deles necessitam. Nesse mercado as empresas conseguem alavancagem através do financiamento, com a emissão de títulos repassados diretamente ao comprador. Sem precisar da intermediação bancária, são eliminados vários custos que seriam incorridos na capitação pela empresa. Outro beneficiado é o investidor que poderá vender e negociar o título conforme suas necessidades, eliminando riscos como o de precisar do dinheiro e não ter disponibilidade (liquidez). A capacidade do sistema em arrecadar recursos viabiliza a competitividade e o desenvolvimento de empreendimentos, fator fundamental para o estímulo e sobrevivência no ambiente internacional, auxiliando consequentemente o crescimento econômico do país como um todo.

Através do repasse de dinheiro, os títulos gerados pelas empresas podem ser negociados em dois mercados, o de renda fixa e variável:

Fixa

A empresa emite títulos referentes ao valor da sua dívida, o investidor compra e tem o direito de receber a quantia emprestada mais juros no prazo predeterminado. Regulada pela Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

Variável

A empresa abre capital e se torna uma S.A(Sociedade Anônima), o capital social da empresa é fracionado em títulos – ações -, representando cada uma das partes iguais do montante total arrecadado com os investimentos. Resumidamente, a empresa vende títulos referentes a parte da companhia(Ações), em troca, o investidor se torna sócio da mesma(acionista). O mercado é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que garante a legalidade e transparência das informações.

Começando a entender as ações

A remuneração de cada ação é referente a divisão dos lucros entre os acionistas, também chamada de dividendos. Portanto o comprador fica dependente do resultado da empresa para reaver a quantia aplicada, podendo comprar/vender os títulos de acordo com a perspectiva de resultado das companhias.

A Bolsa de Valores(no Brasil a BM&F Bovespa) é o local físico e digital onde são negociadas livremente os valores mobiliários, chamado de pregão. Nela, as ações são responsáveis pela maior parte das transações diárias. A oferta inicial é negociada no mercado primário ao realizar a abertura de capital(IPO- Initial Public Offering) e, após listadas na bolsa, no mercado secundário. 

O Painel da Bolsa

Painel de cotações da Bovespa - São Paulo-BR.

Vale lembrar que os acionistas têm preferência na compra de novas ações emitidas, chamado de direito de subscrição.

As ações são divididas em dois tipos:

ORDINÁRIAS (ON) – Conferem a seu detentor, o direito de voto nas assembléias de acionistas da empresa. Na assembléia são definidas as estratégias de negócios, são escolhidos os conselheiros e os diretores da empresa. O acionista detentor da maior parcela de ações é comumente denominado de majoritário.

PREFERÊNCIAIS (PN) – O acionista não participa das decisões estratégicas da empresa(sem direito a voto), mas tem prioridade no recebimento de dividendos. Caso a empresa entre em um processo de falência ou de dissolução, o acionista PN terá prioridade no recebimento dos recursos oriundos da venda dos ativos da companhia. As ações preferênciais são as mais procuradas por investidores, apresentando maior liquidez.

O nome da ação é denominada pela sigla do nome da corporação mais o tipo societário ON/PN.

Como é determinado o valor

O preço das ações está diretamente relacionado à oferta e a procura. Todo o histórico de comportamento dos preços das ações é fundamental para a determinação da movimentação de compra e venda, – mecanismo utilizado pelos especuladores para a escolha dos investimentos. Simplificado, quando as perspectivas de crescimento dos lucros de uma empresa aumentam, ampliando suas chances de valorização no mercado, a procura pelas ações da empresa também cresce e, consequentemente, o seu preço. As influencias envolvem fatores como a política econômica, estratégias da empresa, lançamentos, inovações tecnológicas, gestão, aumento da competitividade, fusões, aquisições ou a possibilidade de fechamento de capital.

Como funciona na prática

Para a negociação no pregão é necessário um intermediário, a corretora, que fará o papel de gestora ou de apenas elo entre o investidor e a bolsa, cobrando taxas por movimentações e custódio do título. Ao comprar ações por meio de corretoras é preciso determinar a quantidade de ações, isto é, os lotes que se quer adquirir. Em geral, são negociados lotes com 100 e, mais comumente, 1.000 ações. Isso significa que o preço de negociação em bolsa se refere aos lotes de ações. Apenas algumas ações são negociadas em lotes unitários, já os lotes fechados são chamados no mercado de lotes redondos. Há ainda a opção de compra de lotes menores chamados de lotes fracionados, entretanto, o mercado fracionário tem liquidez menor, além de preços menos atraentes para o investidor.

Agregando conhecimento

São várias as formas de negociação, estratégias de investimento e característica peculiares das ações. Visando esses fatos que será trabalhada a próxima parte da sequência de artigos Começando a Desbravar a Selva Financeira. Mesmo para quem não planejou ingressar no universo dos investimento, é recomendado a leitura da série para compreender como manusear suas finanças. Esse entendimento é essencial para a valorização do dinheiro tão dificilmente conquistado.

2 Comentários leave one →
  1. outubro 22, 2009 19:09

    Hi,

    Thank you for the great quality of your blog, every time i come here, i’m amazed.

    black hattitude.

Trackbacks

  1. O que é intermediação financeira? « Visão Econômica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: