Skip to content

Setor Industrial de Sete Lagoas

junho 17, 2009

Em 2008, ao realizar um trabalho no curso de graduação em economia, eu e alguns colegas de sala, levantamos dados relevantes sobre a cidade de Sete Lagoas/MG, no intuito de preparar a base para os estudos sobre o setor industrial local. Como julgo serem informações interessantes, resolvi compartilhá-las aqui no visãoeconomica.

Os dados foram coletados das mais variadas fontes, todas de fácil acesso e disponíveis nos bancos de dados do IBGE, porém, algumas dificuldades foram encontradas ao levantá-las. Nem sempre os períodos das amostras batem entre se e, infelizmente, os dados disponíveis não são atuais. De acordo com um amigo geógrafo e funcionário do instituto, os sensos realmente não são recentes e caso queira dados mais atuais a “solução” é esperar os próximos. Pelo menos as informações foram apropriadas para os nossos estudos na época.

Segue parte do trabalho e ponderações a respeito:

 

Localização do município de Sete Lagoas

Localização do município de Sete Lagoas

 

1º Arquivo (clique aqui para abrir)

PIB Sete Lagoano

Do total do PIB Sete Lagoano, 45% é representado apenas pela indústria, fator de grande peso na economia da cidade.

População

Sete Lagoas é uma cidade essencialmente urbana, sendo sua proporção entre população urbana/rural, superior a da microrregião na qual está inserida.

Através do gráfico fica claro a disparidade demográfica de Sete Lagoas em relação as cidades limítrofes, reforçando o papel de centro regional.

2º Arquivo (clique aqui para abrir)

Salários Comparativos – SL

A intenção deste gráfico é mostrar a quantidade de pessoas empregadas em cada setor de atividade e expor as diferenças salariais entre estes ramos.

Através deste levantamento fica claro que o comercio e a indústria de transformação representam um papel importante na economia da cidade.

3º Arquivo (clique para abrir: Part1 / Part2)

Setor Industrial – Relação SL/MG

A relação de desempregados/população economicamente ativa, é maior do que a média mineira, portanto, temos proporcionalmente mais desempregos na cidade do que no estado.

Do total dos setores econômicos, Sete Lagoas mantém uma quantidade percentualmente maior de pessoas alocadas na indústria.

No fritar dos ovos, os dados indicam que a cidade apresenta atratividade para o investimento industrial em detrimento aos outros setores, o que justifica tal afirmativa é o extenso pólo produtivo na área e a disparidade da proporção em relação a média mineira. Além de ter, em comparação as outras cidades da região, uma grande massa de trabalhadores urbanos disponíveis para a produção. Claro que outras conclusões podem ser tiradas a respeito, mas deixo a critério dos leitores atentos.

Gostaria de agradecer ao apoio da colega de curso e analista econômico-financeiro Josiane Nardelly  da CDL de Sete Lagoas. Tem me ajudado, e muito, nas revisões dos artigos.

 

Muito obrigado.

 

 

2 Comentários leave one →
  1. monolux permalink
    julho 2, 2009 15:29

    Por ser uma cidade mais industrial Sete Lagoas sente mais as mudanças mundiais da economia? E isso afeta também a relação Emprego e Desemprego?

    • Evandro permalink*
      julho 2, 2009 17:58

      Primeiramente, bem vindo

      Sua pergunta me alegrou bastante, espero que todos os leitores, a seu exemplo, consigam tirar algo mais das postagens publicadas aqui.

      Resposta:

      “Por ser uma cidade mais industrial Sete Lagoas sente mais as mudanças mundiais da economia?”

      Não por ser uma cidade industrial, e sim por atender uma demanda mais afetada pela crise. Exemplo da atividade siderúrgica e transporte de carga pesada(considerado um serviço).

      “E isso afeta também a relação Emprego e Desemprego?”

      A queda da demanda reflete na diminuição da quantidade produzida. Como o trabalho é um insumo da produção, se você tem uma diminuição da atividade industrial, a mão de obra ociosa será, consequentemente, um dos primeiros cortes de custo do empregador.

      Att

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: