Skip to content

Cosmopolitas X Nacionalistas. O impacto de suas idéias no futuro de uma nação.

junho 4, 2009

As vertentes ideológicas, Cosmopolita e Nacionalista, mesmo que despercebidas, aparecem frequentemente nos debates políticos e econômicos brasileiros, sendo a influencia de suas idéias fundamental para a definição do rumo do progresso nacional. Em síntese, ambas ideologias travam uma oposição sobre o desenvolvimento em países subdesenvolvidos, sendo que a ideologia cosmopolita defende a influencia externa e, baseada na lógica neoliberal, afirma que a única maneira do Brasil alcançar os países de primeiro mundo seria através do investimento estrangeiro. Em oposição, a vertente nacionalista baseia-se nos estudos de Keynes e Marx, e defende uma iniciativa interna para atingir este fim, afirmando empiricamente que o Brasil só alcançará o patamar de país de primeiro mundo, se atingir um crescimento de dentro para fora, o que demandará assim, ação estatal.

Para os interessados em aprofundar no assunto, disponibilizo abaixo alguns slides cedidos pelo prof. Ederson Passos, da disciplina de economia internacional/Unifemm. O conteúdo dos slides é de leitura fácil e agradável, até mesmo para os menos familiarizados com economia, já o trecho do livro Vanguarda Econômica recomendo para aqueles que tem um conhecimento prévio na área.

Slides:

Princípios de Economia e Política Econômica (clique aqui para abrir)
Debate: Inserção Internacional da Economia Brasileira (clique aqui para abrir)

Leitura recomendada:

Trecho do livro Vanguarda Econômica  (clique aqui para abrir)

Gostaria de agradecer ao Ederson pelo apoio que tem dado ao projeto, tornando o blog um canal para a divulgação da disciplina. Não esperava tanta motivação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: