Skip to content

Conflito de ideologias Socialismo x Liberalismo

maio 18, 2009

O assunto mais discutido entre os economistas, cientistas políticos e sociólogos é o famoso embate entre as duas utopias dominantes desde o século XX, o socialismo e liberalismo. Esse conflito de ideais polarizou o mundo na guerra fria e até hoje presenciamos as inúmeras conseqüências da divergência. Por isso, ignorar esse tema é ignorar toda a influencia dessas discussões na nossa realidade política, social e econômica.

berlim

O socialismo utópico almeja o máximo de liberdade e igualdade numa sociedade sem classes e nem mercado, idéia essa proposta por Marx, um dos maiores críticos do capitalismo, enquanto o liberalismo utópico almeja o máximo de liberdade e o mínimo de igualdade com a existência do mercado. Porém, não é possível escolher qual das duas é a melhor, pois apesar de ambas almejarem a plena liberdade dos indivíduos, nenhuma das duas foi plenamente efetiva até o momento.

Os poucos exemplos de socialismo, na prática, não foram fieis aos planos utópicos (URSS, China e Alemanha Ocidental), enquanto o liberalismo, que almeja a total liberdade, é contraditório ao limitar os indivíduos através do poder controlador do governo (leis).

Ainda é possível imaginar uma utopia alternativa a essas duas, a exemplo do anarquismo, mas até então, o impacto das mesmas foram menores. Contudo, a existência de uma utopia é necessária, pois os esforços para alcançar um futuro ideal moldam o presente.

A atual economia de mercado combinada com a democracia representativa, não é a melhor realidade que a humanidade pode alcançar, pois, além de ainda termos vários problemas econômicos (desigualdade) e políticos (o poder político pertence a quem tem poder econômico), a humanidade tem grande potencial criativo e transformador, portanto, o modelo vigente inevitavelmente será substituído por um próximo modelo mais avançado futuramente.

Qual lado da moeda você escolhe?

3 Comentários leave one →
  1. Josiane Nardelly permalink
    maio 21, 2009 15:09

    “a humanidade tem grande potencial criativo e transformador… Você escolhe qual lado da moeda?”

    “Mais do que em qualquer outra época, a humanidade está numa encruzilhada. Um caminho leva ao desespero absoluto. O outro, à total extinção. Vamos rezar para que tenhamos a sabedoria de saber escolher.” Woody Allen

    óticas parecidas?!

    • Evandro permalink*
      maio 27, 2009 01:43

      Obrigado pela presença! Fico feliz de ver meus amigos acompanhando o meu trabalho!
      Não diria óticas parecidas, a visão pessimista do Woody empregada ao tema do artigo seria o oposto do que sugiro com “modelo vigente inevitavelmente será substituído por um próximo modelo mais avançado futuramente”
      Claro que o futuro é incerto, mas prefiro apostar no rítmo de progresso que estamos vivenciando. Se compararmos com a realidade de 2 séculos atrás, a humanidade evoluiu consideravelmente em vários aspectos, inclusive o econômico.

Trackbacks

  1. O legado de Marx « Visão Econômica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: